SETEAD EDUCACIONAL

SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE


CNPJ : 29.511.479/0001-02

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Ementa das Disciplinas

Ementa das Disciplinas

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS:

ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO – Conceito de antropologia da religião. Principais teóricos da antropologia da religião: Durkheim, Thomas Luckman, René Griard, e outros. Principais abordagens da antropologia da religião. A religião como sistema simbólico. A religião e a lingüística. A emergência do sagrado na sociedade pós-moderna e como a cultura é afetada por ela.

ACONSELHAMENTO PASTORAL I e II  – Conceituação. Aconselhamento psicológico e aconselhamento cristão. Modelos psicológicos de aconselhamento. Modelos de aconselhamento cristão. Aconselhamento familiar e aconselhamento em crises do desenvolvimento da vida adulta. Pastoral da solidariedade. Análise crítica dos principais modelos de aconselhamento, incluindo os modelos pastorais. Proposta de se estabelecer uma pastoral, reveladora, libertadora e geradora de crescimento, a partir de uma análise atual e contextual dos dilemas, desejos e atitudes humanas. Favorecer o aconselhamento de modo a se poder discernir o tipo de intervenção a ser efetuada, se na estrutura e dinâmica individual, se no sistema familiar ou de casal.

ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA I e II – Aspectos específicos da legislação eclesiástica. A gestão dos negócios da Igreja: administração de pessoal, de bens moveis e imóveis. A relação com o Estado e com a sociedade e com a política. Princípios de administração aplicados à administração eclesiástica

APOLOGÉTICA  Apresentar as bases da cosmovisão cristã mostrando que o Deus da Bíblia e o Deus adorado no cristianismo são a mesma pessoa. Defesa da fé através da razão. Conhecimento e origem dos pensamentos que norteiam a mente humana ante os conceitos expostos pela Bíblia. Tratar de forma específica, as principais cosmovisões do mundo. Mostrar que o homem em determinados momentos da história procurou conhecer a Deus

CARTAS PAULINAS  Através destas epístolas você conhecerá melhor a vida, caráter e ministério do Apóstolo Paulo e obterá uma visão autêntica da vida e serviço cristão quando compreender e aplicar seus ensinos

CARTAS GERAIS  Introdução e comentário das principais questões de autoria, data, lugar de composição, propósitos e teologia das Cartas Gerais.

DIDÁTICA GERAL  Fatores interferentes no processo ensino-aprendizagem, através das influencias externas (modismos pedagógicos) e internas (indivíduos e grupos). Conhecer as concepções de aprendizagem. Conceito, tipos e fins da Educação. Conceitos, objetivos e elementos da Didática.

ECLESIOLOGIA  Estudo da Igreja, seu comportamento eclesiológico, sua expressão cúltica e sua relevância diante da sociedade. Origem, natureza, missão, estrutura, governo, ordenanças, funções...   Capacitar o discente à formulação de conceitos coerentes e consistentes para a realização de seu ministério no Reino de Deus por meio da Igreja.

ÉTICA CRISTà– Questões éticas do mundo contemporâneo e o papel da religião como agente moral na sociedade. Problemas sociais estudados à luz da Bíblia Sagrada e da tradição cristã reformada.

ESCATOLOGIA BÍBLICA - Conhecer a problemática histórica-crítica, destinatários e as características do livro do Apocalipse, bem como sua estrutura literária para encontrar na leitura dos textos os elementos para uma hermenêutica adequada. Introdução geral ao estudo da literatura Apocalíptica em seus aspectos sócio-políticos e culturais. Estudo das características do gênero literário apocalíptico e do contexto de origem, no Antigo e Novo Testamento, para identificar a maneira de transmissão dessa “revelação”, seu conteúdo, cosmovisão e motivos literários (simbologia).  Apresentar as principais Escolas de Interpretação Profética (Pré-milenismo, Amilenismo, etc.).

EVANGELISMO PESSOAL – MISSOES URBANAS  Desenvolver métodos de abordagem evangelistica contextualizada. Desenvolver métodos de trabalho com grupos específicos. Como alcançar os centros urbanos.

EDUCAÇÃO CRISTà– Estudo geral e crítico do programa de Educação Cristã na perspectiva do ensino na Igreja. Buscar conhecimento critico e pratica eficiente na elaboração de um programa que forneça as estratégias necessárias ao ensino. Conceitos, formas e bases bíblicas da Educação Cristã. Estratégias atuais e relevantes do ministério educacional

GEOGRAFIA BÍBLICA – O mundo antigo. Estudo dos achados arqueológicos dos povos e das terras do Velho Testamento do período Interbíblico e do Novo Testamento. Estudo dos acidentes geográficos com o propósito de fornecer subsídios para o conhecimento da geografia humana e costumes palestinos. A geografia e a arqueologia na Bíblia. As maneiras de pesquisar essas ciências para utilizá-las em seus escritos ou falar futuras. O mundo antigo. Montanhas. Rios. Desertos. Cidades. Nomes-Palestina. Localização, limites, superfícies. Topografia. Planaltos. Geografia Humana. Fundo histórico. O papel da arqueologia. A arqueologia da Palestina. A arqueologia e as línguas.

GREGO I e II – Estudo da gramática e o vocabulário básico. Leitura e tradução de textos bíblicos do Novo Testamento.  Estudo sistemático da língua grega a partir de seu surgimento, desenvolvimento histórico e sua expansão através da helenização. Introdução ao grego Koiné usado no Novo Testamento. Fornecimento de noções básicas no campo da estrutura gramatical, da fonética, da morfologia e da sintaxe grega.

HISTÓRIA DA IGREJA - História da Igreja Primitiva. Períodos: apostólico, patrístico até Agostinho. História do período medieval: de Agostinho à Reforma Religiosa do século XVI.  A história da contra-reforma e seus principais líderes.  Desde a contra-reforma até o movimento das missões religiosas contemporâneas.  Das missões religiosas do século XVIII até a chegada na América Latina, enfocando o surgimento do movimento pentecostal e a inserção da Igreja Protestante no Brasil.

HEBRAICO I e II – Introduzir o aluno às noções básicas da gramática da língua hebraica, com fins ao subsídio para a tradução do texto bíblico. Prende-se ao conteúdo programático do FEIT, e não tem por objetivo a alfabetização. Não se trata de um curso delíngua hebraica, mas de um curso introdutório ao hebraico bíbliconecessário à tradução das Escrituras. Morfologia, fonética  e gramática  do hebraico bíblico, com ênfase em verbos. Leitura e tradução  com  auxílio de dicionário  e léxico de textos  do Antigo Testamento Hebraico. Aprofundamento da compreensão da gramática, fonética e morfologia do hebraico bíblico, através de leituras, de estudos e tradução de textos selecionados do Antigo Testamento no original.

HERMENÊUTICA BÍBLICA – Necessidade, propósito e regras práticas. Estudo etimológico, gramatical e contextual.  Estudo de gêneros literários, figuras de linguagem e principais tipos de interpretação: histórica, tipológica, profética e de parábolas. A Hermenêutica como ciência da interpretação, do dizer, do conhecimento e da linguagem. Círculo hermenêutico. As diferentes leituras e a questão de método. Introdução ao panorama da discussão da interpretação bíblica. Os principais biblistas da atualidade.  As chaves hermenêutico-compreensivas para a tarefa bíblico-teológica.

Princípios e métodos da Exegese Bíblica

HOMILÉTICA I a IV - Introdução ao estudo da homilética. Aspectos teológicos da homilética. Modelos de elaboração e apresentação da prédica. Técnicas fundamentais de comunicação para pregadores. Metodologia no estudo homilético e preparo de sermões. O caráter cristocêntrico da mensagem cristã.

INTRODUÇÃO A FILOSOFIA  - Origens e fontes da filosofia no Ocidente. Seus objetivos, seus métodos e divisões em disciplinas. O ato filosófico como tomada de consciência crítica, como reflexão e posição diante do mundo. Os desenvolvimentos específicos da filosofia. O papel da filosofia na Universidade e na sociedade contemporânea. Introdução ao pensamento filosófico: oriente – ocidente. Filosofia grega. O surgimento da razão de dentro do mito; dos pré-socráticos a Aristóteles; da filosofia helênica aos neoplatônicos. Os principais movimentos da filosofia contemporânea. Os seus representantes mais significativos.

INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA – Aspectos psicológicos da personalidade: sensação, motivação, conflitos, emoções, aprendizagem e inteligência. As correntes históricas da psicologia. Principais teorias psicológicas sobre o desenvolvimento humano. Relações entre a Psicologia, Filosofia e Religião.

INTRODUÇÃO BÍBLICA  Inspiração e Revelação, Estrutura da Bíblia, O Cânon da Escrituras, Maneiras de Deus se revelar, O Cânon do Velho Testamento, Os Livros Apócrifos, O Cânon do Novo Testamento, O processo de transmissão da Bíblia, Os Rolos do Mar Morto, O texto Massorético, O “Textus Receptus”, A Crítica Textual, Traduções e Versões, A Bíblia no Brasil.

INTRODUÇÃO AO VELHO TESTAMENTO I e II – Análise da origem dos livros no contexto histórico. Estudo da canonicidade dos livros. Um estudo do Antigo Testamento a partir de seus aspectos elementares, tipos de literaturas nele contidos, abordagens de estudos e análise de livros selecionados. O(a) aluno(a) devera ter recebido elementos que lhe permita: Entender a história da formação da literatura do AT; Verificar o fio condutor da amarração do Pentateuco; Detectar e analisar das camadas documentais e sociais do Pentateuco; Verificar em que contexto histórico-social surgem os livros do Pentateuco. Conhecer os processos de redação dos livros Poéticos e Históricos;  A estruturas e constituições dos textos dos Poéticos e Históricos; Entender a história da formação da literatura.

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO I e II – Análise da origem dos livros no contexto histórico. Apresentar o pano de fundo do Novo Testamento; a situação religiosa e política da época; origem e cânon do Novo Testamento e Evangelhos sinóticos. Analisar o problema sinótico. Enfatizar o ministério de Jesus. Mostrar a teologia dos Evangelhos de MATEUS, MARCOS e LUCAS. Apresentar o conteúdo do Evangelho de JOÃO, destacando sua influencia na composição das Boas Novas de Jesus e sua mensagem. Apresentar o pano de fundo da História em ATOS objetivando a contextualização das mensagens à igreja atual. Analisar a influencia filosófica da João. Analisar a Teologia Joanina. Destacar a relevância de João. A Teologia do livro de Atos. A nascente Igreja Primitiva.

LINGUA PORTUGUESA I a IV – Gramática, morfologia nominal e verbal. Análise e interpretação de textos.

LITURGIA - Introdução à liturgia e culto: sua história. Liturgia  de rememoração e atualização da mensagem. As expressões litúrgicas na perspectiva da diversidade cultural e ecumênica. A teologia litúrgica e seus elementos constitutivos: gestos, símbolos, cores, ritos, arte, linguagem corporal e expressão sacramental. A teologia da hinologia - a linguagem musical e suas articulações (corpos e sentimentos).

METODOLOGIA DA PESQUISA - Etapas da elaboração e da redação da pesquisa científica.
O procedimento de leitura na construção do trabalho cientifico. A seleção do material para leitura. Técnicas de estudos de textos. Análise e critica do material bibliográfico.  A redação cientifica. A editoração do material científico. A comunicação da pesquisa científica. Forma e lógica. Parâmetros da ABNT. Modelos de comunicação de pesquisa científica: resenhas, resumos, sinopses, ensaios, monografias, dissertações e teses. Propedêutica para Metodologia da Pesquisa Científica. Exigência curricular para obtenção de grau de Bacharel em Teologia.

MISSIOLOGIA  - Esclarecer o caráter missionário da Teologia. Ilustrar a figura da Igreja como Povo de Deus. A função missionária na sua especificidade; análise dos aspectos próprios e dos componentes do objeto específico da atividade missionária: Vocação e Missão; Missão hoje; problemas teológicos colocados ao campo missionário sob o aspecto da religiosidade tradicional; questões teológicas relativas aos motivos da obra missionária: dinamismo missionário do Povo de Deus, com os motivos de direito divino da Missão; o motivo eclesiológico; o motivo escatológico; o motivo soteriológico; a origem trinitária da Missão.

METODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS – Apreciação dos principais métodos de Estudos Bíblicos, visando a aplicação em palestras e sermões. Os degraus para um bom estudo bíblico. Como interpretar um texto bíblico. Texto e Contexto. A observação, a interpretação, a correlação, a aplicação e a transferência. Preparação de gráficos ilustrativos do estudo bíblico. Métodos: biográfico, tópico, indutivo, seqüencial, por livros da bíblia.

MINISTERIO PASTORAL  Bases bíblicas do ministério. Conceito do ministério cristão. Vocação e preparo. Qualificações para o ministério. A vida devocional do ministro. O sofrimento e as recompensas do ministério. A vida do ministro, seu trabalho, seu relacionamento com Deus, com a Igreja e com o mundo. O ministro e sua família. Saúde e higiene(estresse, descanso, cuidados físicos, etc).

MONOGRAFIA I e II  - Conceito de monografia. Natureza e estrutura das monografias. Elaboração do projeto de monografia.  Realização de um trabalho sobre tema teológico  sob a orientação do professor. Parâmetros da ABNT. Exigência curricular para obtenção de grau de Bacharel em Teologia.

PSICOLOGIA DA RELIGIÃO - A psicologia da religião no pensamento dos clássicos: William James, Freud, Jung. As correntes teóricas da psicologia da religião. As diversas formas da experiência religiosa. Desenvolvimento psicológico e desenvolvimento espiritual. Fundamentos da Psicologia da religião. Questões psíquicas ligadas à religião. Mito, rito e culto: aspectos psico-sociais. Sagrado e Profano: aspectos intra-psíquicos da religiosidade.

PROFETAS MAIORES - Os escritos dos três grandes profetas: Isaias o profeta das promessas; Jeremias, o profeta da coragem; Ezequiel, o profeta das visões. Veremos que as profecias transmitidas por estes homens não somente formam a base de muitas doutrinas no Novo Testamento, tal como: Salvação; Cristologia, Escatologia, mas também proporciona uma abundância de verdades espirituais.   Um estudo do Antigo Testamento a partir de seus aspectos elementares, apresentados seu cânon, tipos de literaturas nele contidos, abordagens de estudos e análise de livros selecionados.  O (a) aluno (a) devera ter recebido elementos que lhe permita: Conhecer os processos de redação dos livros proféticos; A estruturas e constituições dos textos dos profetas canônicos; Entender a história da formação da literatura; Verificar o fio condutor da amarração dos profetas; Detectar e analisar das camadas documentais e sociais dos profetas; Verificar em que contexto histórico-social surge os livros proféticos.

PROFETAS MENORES  Reflexão em que os Profetas Menores foram tão importantes quanto os Profetas Maiores. Sua abordagem dos fatos não era tão longa (motivos pelos quais são chamados Profetas Menores), mas a intensidade de suas mensagens tinham as mesmas proporções.

RELIGIÕES E SEITAS  Descreve e interpreta a dinâmica religiosa contemporânea, analisando a produção simbólica de movimentos e instituições religiosos de origem recente, O pluralismo cultural-religioso e a assimilação, incorporação e transformação de novas e antigas mensagens religiosas pelos diferentes segmentos sociais.

SOCIOLOGIA - Embasamento teórico e conceitual da disciplina Sociologia. Os grupamentos sociais. Teóricos relevantes para o pensamento sociológico. Instituições sociais.

TEOLOGIA SISTEMÁTICA I e II – Um resumo das idéias e dos conceitos teológicos, bem como das doutrinas cardeais da fé cristã, em que se fundamentam os princípios doutrinários da igreja evangélica. Apresentar ao aluno, com base na Bíblia Sagrada, as idéias e os conceitos teológicos em que se fundamentam nossas convicções doutrinárias, mostrando-lhe a relevância, os benefícios e os desafios de uma conceituação bíblico-teológica para a igreja e para o exercício de seu ministério, bem como para a conduta diária do cristão.  Doutrina da Palavra, Religião, Doutrina de Deus, Antropologia, Hamartologia, Cristologia, Soterologia, Pneumatologia, Angelologia, Teologizar.   Obs: O FEIT tem disciplina especifica sobre Eclesiologia e Escatologiaü

TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA – Elementos geradores do pensamento teológico contemporâneo. Contribuições da Filosofia, da Sociologia e da Psicologia. Estudar as correntes representativas do pensamento teológico contemporâneo. Estudo do pensamento teológico latino-americano e pensadores brasileiros.

TEOLOGIA BÍBLICA DO ANTIGO TESTAMENTO  I e II – Estudo das principais divisões do Velho Testamento com enfoque nos assuntos: Pacto, Promessa, Reino, Proclamação e Revelação. Estudo dos elementos que compõem a Teologia do Antigo Testamento, a partir de uma visão do Deus de Israel, revelado através do seu nome, títulos, descrições apresentadas no Antigo Testamento e a sua ação na história e no futuro.


TEOLOGIA DA VIDA CRISTà Relacionamento com Deus. Significado da Vida Cristã. O Cristão e o mundo. Práticas cristãs da oração, leitura bíblica, devocional, etc. Uma vida íntima com Deus. Um relacionamento cristão na comunidade onde reside. Conceituar a necessidade de um conhecimento íntimo com Deus. Resenha: (Lei, Graça e santificação). Características de uma vida cristã: leitura da Palavra, memorização, oração. Testemunho, comunhão, amor e serviço.


SETEAD EDUCACIONAL SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA KERIGMA DIDACHE   CNPJ : 29.511.479/0001-02         ...